segunda-feira, 31 de maio de 2010

Endolimax nana


Esta ameba é uma das menores. Também é um protozoário rizópode que utiliza os pseudópodes para a locomoção e englobamento de seu alimento. Seu trofozoíto mede de 10 a 12 micrômetros. Seu citoplasma é claro e sua membrana é fina, além de possuir 4 núcleos irregulares e pequenos. Seus cistos podem aparecer nos exames de fezes em grande número junto a outros protozoários - amebas ou giárdias- ou apenas elas. É uma ameba comensal e aparece no intestino humano e de outros primatas. O homem se contamina através de alimentos e da água contendo seu cisto e também pelas mãos. As moscas também funcionam como transmissoras destas amebas ao pousar em alimentos expostos.

Fontes: Parasiltologia Humana, David Pereira Neves, Livraria Atheneu; Atlas de Parasitologia, J. Gállego Berenguer, LIAL; Zoologia dos Invertebrados, Robert D. Barnes, Ed. Roca.

Maria Celia Amorim

8 comentários:

  1. eu não sabia a minha filha de 5 anos tem isso obrigado pelas informações

    ResponderExcluir
  2. boa noite!obrigada a vcs por esclarecer.sempre pesquiso quando tenho duvidas.

    ResponderExcluir
  3. mesmo assim eu tenho medo,sera que não tem que tomar remédio?

    ResponderExcluir
  4. muito obrigado pelas informções, pois meu filho de 5 anos tem esse tipo de ameba.

    ResponderExcluir
  5. EU TMB TENHO TENHO ISSO DESCOBRI HJ MAS ESTOU TRANQUILA POIS ESSE TIPO DE PROTOZOARIO NAUH É PREJUDICIAL A SAUDE

    ResponderExcluir
  6. eu tbm acabei de descobrir ja chequei meus exames e cheguei a conclusão de que isso é causado pela mistureba de verduras e legumes q faço para emagrecer sendo q muitas vezes acabo pegando direto da horta da minha mãe...

    ResponderExcluir
  7. Sou por demais cuidadosa com alimentos, frutas, verduras, legumes, água (tenho filtro até na torneira da pis de lavar louça), tomo água mineral e um simples exame revela esse protozoario. Cruz e credo!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.