sexta-feira, 30 de abril de 2010

Normas de Segurança de como agir no elevador em caso de pane



Os bombeiros passam excelentes informações sobre como agir em caso de elevador que trava, pára e dá pane. São dicas bem interesantes e que podem salvar vidas. Pelo menos 76 pessoas morreram no ano passado, porque confiaram em alguma pessoa que não tinha treinamento para atuar em situações com essa. Há casos de pessoas que utilizam chaves de fenda nos elevadores em pane para abrir. A pessoa que estava dentro da cabine tentou sair pela metade aberta da porta do elevador. O elevador movimentou-se e a pessoa foi cortada ao meio. Por isso, nunca tente sair pelo buraco ou parte aberta de um elevador em pane! E por favor ao abrir a porta observe se a cabine está no seu andar, para evitar casos como o de um a mulher que morreu ao cair no poço do elevador em novembro de 2009 no prédio do Ministério da Fazenda, no centro do Rio de Janeiro.

O procedimento correto é o seguinte:

1. Aperte o botão do alarme ou o que indica que está avisando alguém.
2. Sente-se num canto. Em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde, calmamente, que venha o socorro. É uma questão de tempo. Procure se lembrar de que você está trocando tempo por segurança.
3. Não aceite ajuda de estranhos e nem saia com o elevador aberto pela metade! Ele poderá subir ou descer repentinamente.
4. O bombeiro assim que chegar, vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar com um aparelho se o elevador está parado mesmo e totalmente inoperante. Então, ele avisará a outro bombeiro, via rádio, para que faça o procedimento junto à porta do elevador. E o elevador irá subir ou descer, completando o ciclo dele e parando no ponto seguro.
5. Antes de entrar no elevador, sempre, verificar se ele está parado. Esperar que as pessoas saiam antes de você entrar e ficar atento no número de ocupantes, se está compatível com o peso que diz na placa. Quando estiver muito cheio, evite entrar nele, pois poderá haver problema. Os bombeiros explicaram também que o elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total e que jamais um elevador cai, sem mais nem menos. Portanto, a pessoa terá que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar) e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas. Resumindo: se ficar preso só saia com a ajuda dos bombeiros, e não com a do zelador do prédio, ou de um abelhudo que diz que tudo já está sob controle. E, em caso de Incêndio, JAMAIS use o elevador. Faça uso da escada.
Ricardo Ferreira

Esse é esperto

Telescópio Hubble completa 20 anos de revolução da astronomia



O Hubble, primeiro telescópio espacial, que revolucionou a astronomia e a compreensão do Universo ao transmitir mais de 750.000 imagens espetaculares dos confins do Universo, completou 20 anos de seu lançamento. O telescópio foi lançado em 24 de abril de 1990 acoplado ao ônibus espacial americano Discovery, que o colocou em órbita a 600 km de altitude. Mas o aparelho, fruto de uma colaboração entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia, só começou a funcionar três anos mais tarde. A lente teve que ser substituída por uma falha de concavidade. A delicada operação foi realizada em 1993 pela tripulação de um ônibus espacial. A partir deste momento o Hubble começou a transmitir imagens assombrosas de estrelas supernova, gigantescas explosões que marcam a morte de uma estrela e o nascimento de um buraco negro, fenômeno de cuja existência os astrônomos tinham apenas suspeitas até então. O telescópio de 12 toneladas e 13,3 metros de comprimentou fez 900.000 instantâneas, que permitiram obter 570.000 imagens de mais de 30.000 objetos celestes, alguns deles nos mais distantes ponmjtos do Universo. O Hubble também permitiu confirmar a existência de matéria escura que parece contra-atacar a força da gravidade e constituiria a maior parte do universo. Os astrônomos suspeitavam da existência desta matéria escura ("dark energy") desde a década de 1930 após as observações de galáxias. Como uma máquina do tempo capaz de remontar milhões de anos, o Hubble detectou pequenas proto-galáxias que emitiam raios luminosos quando o universo tinha menos de um bilhão de anos. Graças a estas observações, muito mais nítidas que as obtidas pelos mais poderosos telescópios terrestres, os cosmólogos puderam confirmar que o universo estava em rápida expansão e calcular de forma precisa sua idade, estimada em 13,7 bilhões de anos.
Fonte:Yahoo Notícias

Agência oferece bolsas para atletas

A oportunidade é para estudar e praticar esportes nos Estados Unidos

O STB (Student Travel Bureau) está com inscrições abertas para distribuição de bolsas para os programas acadêmicos e esportivos da IDEA (International Doorway to Education & Athetics), organização voltada ao recrutamento e colocação de estudantes em universidades dos Estados Unidos. A oportunidade é para jovens brasileiros que desejam ingressar ou prosseguir os estudos em colégios ou universidades norte-americanas e também desenvolver habilidades esportivas. Há bolsas esportivas para as modalidades de futebol, basquete, tênis e golfe. Os benefícios obtidos podem variar entre 50% e 100% em relação ao valor da mensalidade da instituição, incluindo acomodação e alimentação. Para concorrer, é necessário que o candidato tenha boas notas, esteja cursando o último ano do Ensino Médio, já esteja na universidade ou seja recentemente graduado. Os candidatos devem ter entre 16 e 26 anos e, acima de tudo, ser hábil no esporte que pratica sem ser atleta profissional. No ato da inscrição o interessado deve enviar o currículo para avaliação do IDEA. Embora não seja necessária a proficiência em inglês, quanto mais avançado o candidato for no domínio do idioma, maiores serão as chances dele obter a bolsa. Os inscritos concorrerão, em julho, com estudantes de vários países em um Showcase, a ser realizado na Flórida. Durante o evento, que está previsto para durar duas semanas, técnicos de universidades irão avaliar o desempenho atlético de cada candidato em suas respectivas modalidades esportivas. Ao serem selecionados, os universitários irão receber bolsas de acordo com sua habilidade e poderão estudar por até quatro anos em universidades norte-americanas. Os interessados têm até junho para se inscrever e os cursos podem começar em agosto ou em janeiro do ano seguinte. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 11-3038-1555 ou pelo site www.stb.com.br.

Fonte: NewsLetter CRBio-02

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cachoeiras do Planeta: Tugela Falls



-Localizada no Parque Nacional Real de Natal;
-Na província de Kwazulu-Natal, na África do Sul;
-Com 948 metros de altura;
-É a segunda maior catarata do mundo;
-Seu salto total passa por 5 quedas;
-Localizada nas Montanhas do Dragão;
-A água é pura e segura para ser bebida acima das quedas.

Fontes: Ciência da Terra e do Universo. Da Geologia à Exploração do Espaço, Editora Moderna;
vejaki.com.br; environmentalgraffiti.com.

Maria Celia Amorim

Árvore de madeira leve do Brasil: Corticeira


-Erythrina crista-galli;
-É uma árvore ornamental que fornece madeira amarelada, leve e porosa;
-Ocorre em todo o Brasil, do Maranhão ao Rio Grande do Sul;
-Aparece em brejos e perto de rios ou mesmo em pequenos cursos d'água;
-Também é conhecida como flor-de-coral, mulungu, sanandura, sapatinho-de-judeu, suinã, murungu entre outros nomes;
-Da família das leguminosas (Fabaceae);
-Pode atingir de 6 a 10 metros de altura;
-Possui espessura de 50 centímetros em média;
-É uma árvore muito importante para o paisagismo;
-Sua madeira tem muitas utilidades: desde para construir canoas, gamelas, tamancos, bóias, estruturas para selas de montarias, entre outros objetos;
-Seu tronco é contorcido;
-Possui flores avermelhadas;
-Aparece em locais de clima temperado ou subtropical;
-Produz o alcalóide eritroína que é eliminado rapidamente pelos rins, dificultando a intoxicação mas podendo causar paralisias musculares.

Fontes: Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Nova Cultural: jardineiro.net; ambientebrasil.com.br; jardimdasideias.com.br.

Maria Celia Amorim

Animais Fedorentos do Mundo: Carcaju



-Também conhecido como Wolverine ou glutão;
-Gulo gulo;
-É um animal de hábitos noturnos;
-Da família dos Mustelídeos;
-É um ótimo predador;
-Ele se parece com um pequeno urso porém possui cauda;
-É onívoro, comendo tudo o que encontra pela frente;
-Aparece nas regiões frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca, Canadá e em algumas partes da Europa;
-Mede de 70 a 110 centímetros;
-Possui uma cauda de 20 centímetros;
-Pode pesar até 30 Kg;
-Estes animais possuem uma glândula que produz uma secreção com um forte odor de fezes que é usada para marcar seu território.

Fontes: saudeanimal.com.br; Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Nova Cultural; ambientebrasil.com.br; bocaaberta.org.

Maria Celia Amorim

Cientistas ensinam marsupiais a não comerem sapos venenosos


Cientistas australianos anunciaram ter conseguido ensinar os marsupiais, ameaçados de extinção, a comer os venenosos sapos-cururu, uma medida que, acreditam eles, ajudará outras espécies ameaçadas. Os ecologistas da Universidade de Sydney revelaram ter conseguido treinar o gato-marsupial (Dasyurus hallucatus) a suprimir seus instintos e a não comer os anfíbios invasores, que viraram praga em várias partes do país. A ingestão desta espécie de sapo é fatal. Porém os gatos-marsupiais foram condicionados pelos cientistas a não comerem sapos, colocando nestes um produto químico que é enjoativo ao ser ingerido. Os animais condicionados a não comer os sapos sobrevivem até cinco vezes mais que os outros que os comem. Atualmente, o gato-marsupial enfrenta a ameaça de extinção na Austrália. Este país sofre com a praga de milhões de sapos-cururu, dotados de uma bolsa de veneno em suas cabeças, tóxicas o suficiente para matar cobras e crocodilos. Estes sapos foram introduzidos nos anos 1930 para controlar a população de besouros e aí se adaptaram bem ao ambiente e se reproduziram, se espalhando. Além disso não existem predadores para eles.

Fonte: G1

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Parque Nacional da Chapada Diamantina (29)





-Criado pelo Decreto Federal 91.655 de 17/9/1985;
-Localizado no estado da Bahia, no nordeste do Brasil;
-Sua área é de 152.000 hectares;
-Seu perímetro é de 110 Km;
-Maior chapada brasileira;
-Seu clima é tropical subquente semi-árido brando;
-Possui a cachoeira da fumaça com 400 metros de altura;
-De relevos montanhosos sempre acima dos 800 metros e vales de 400 metros;
-Seu ponto mais alto é a Serra do Sincorá, chegando a 1.200 metros de altitude;
-Sua vegetação abriga a unha-de-vaca, gravatá-de-cacho, tucum e várias espécies de orquídeas;
-Na fauna há a capivara, coati, cutia, onça-pintada, suçuarana e veado;
-Entre as aves estão a arara-pequena, periquitos, curió e muitas outras;
-A jibóia e sucuri representam os répteis da região.

Maria Celia Amorim

IMAGEM INÉDITA DO SOL

A Nasa divulgou esta semana imagens inéditas do Sol feitas pelo Solar Dynamics Observatory (SDO), a primeira sonda de alta tecnologia construída para estudar nossa principal estrela, lançada em 11 de fevereiro e circulando. As atividades solares têm grande impacto em tudo que acontece na Terra. As correntes eletromagnéticas podem interferir em vários processos terrestres e muitos cientistas temem que um dia elas poderão provocar um blecaute em massa nas telecomunicações. As imagens capturadas pelo SDO mostram detalhes das tempestades solares. O equipamento conseguiu medir pela primeira vez o tamanho das chamas lançadas pelas erupções na superfície solar. De acordo com o pesquisador Richard Fisher, diretor da Divisão de Heliofísica da Nasa, foi possível observar a dinâmica do Sol nestas primeiras imagens do que em 40 anos de estudo. O SDO vai mudar a forma como entendemos o Sol e seus processos, que afetam nossa vida e a sociedade. O impacto do SDO para as pesquisas da Nasa poderá ser tão grande quanto o do Hubble - afirmou o pesquisador. Lançado no dia 11 de fevereiro, o SDO é o aparelho mais moderno da Nasa, feito especialmente para estudar o Sol durante cinco anos. Cientistas esperam que as informações coletadas por ele possam esclarecer dúvidas sobre os efeitos das atividades do Sol na atmosfera terrestre.

Fontes: Globo Online; G1 Notícias

Ricardo Ferreira

Reclame por um Mundo Melhor

Faperj oferece 160 bolsas de pós-doutorado



Inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de junho. A Faperj (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), lança nova edição do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, serão oferecidas 160 bolsas de pós-doutorado, das quais 90 serão pagas pela Capes e 70 pela Faperj. Os projetos deverão ser apresentados por orientadores de programas de pós-graduação de instituições de Ensino Superior e Pesquisa situadas no estado e reconhecidos pela Capes. Será exigido que o orientador tenha o currículo atualizado na Plataforma Lattes, seja pesquisador 1 do CNPq ou Cientista do Nosso Estado da Faperj e tenha vínculo empregatício com a instituição de execução da proposta. Solicitações de pesquisadores nível 2 do CNPq ou Jovens Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ também serão consideradas. Dos bolsistas serão exigidos o título de doutor há no máximo cinco anos, a nacionalidade brasileira ou visto permanente no País e o currículo registrado e atualizado na Plataforma Lattes. Os candidatos deverão ainda dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto e não ter vínculo empregatício. Também poderão ser aceitas indicações de bolsistas com defesa de tese de doutorado marcada para, no máximo, 30 de julho de 2010. As propostas, com prazo de execução de até cinco anos, deverão priorizar a formação de recursos humanos para ensino, pesquisa e inovação, além de ampliação qualitativa e quantitativa do desempenho científico e tecnológico do estado. Serão priorizados projetos científicos que tenham relevância regional de inovação, estabeleçam cooperação com empresas e estejam inseridos em uma política de desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. Os aprovados terão direito a auxílios no valor de R$ 3.300 mensais. Cada um dos bolsistas fará jus a uma taxa de bancada para projetos no valor de R$ 1.000 mensais durante os cinco anos de sua vinculação ao programa. A divulgação dos resultados da seleção está prevista para ser feita a partir do dia 5 de agosto. As bolsas entram em vigor a partir de 1º de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site da http://www.faperj.br/

Inseto Praga Brasileiro: Gafanhotão



-Tropidacris cristata grandis;
-São insetos ortópteros;
-Herbívoros;
-Podem medir até 11 centímetros, mas já foram encontrados de 15 centímetros;
-É um gafanhoto encontrado no Norte e Nordeste brasileiro mas aparece em outras regiões;
-Também conhecido como tucurão;
-Atacam principalmente as folhas dos coqueiros, mas também as culturas de abacate, algodão e mandioca;
-Suas asas anteriores são verde-pardacentas e as posteriores são verde-azuladas;
-Formam nuvens com milhões, que migram para outras regiões distantes de onde nasceram, deixando no caminho um verdadeiro deserto, pois nenhuma planta é poupada;
-Do ovo nasce uma forma semelhante ao adulto, pore´m sem asas e sexualmente imatura;
-É considerado um dos mais terríveis insetos-pragas que o homem conhece.

Fontes: Entomologia para Você, Messias Carrero, Ed. Nobel; Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Nova Cultural; museunacional.ufrj.br;Atlas da Fauna Brasileira-MA/IBDF-MEC/FENAME, Ed. Melhoramentos.

Maria Celia Amorim

terça-feira, 27 de abril de 2010

CUIDADO PARA NÃO TER SEU LAPTOP INVADIDO EM UM HOTSPOT




O pessoal que usa laptops acessando a internet por meio de redes Wi-Fi (sem fio) abertas nos chamados hotspots grátis (encontrados em shoppings, hotéis, livrarias, restaurantes, etc.) deve tomar muito cuidado para não ter sua máquina invadida. Em algumas situações, o Wi-Fi aberto e de forma gratuita pode esconder um perigo muito grande por parte de pessoas que se utilizam de ferramentas como o KARMA ou METASPLOIT para mascarar sites e, com isso, interceptar informações pessoais ou empresariais, roubar dados, senhas, números de cartões de crédito, documentos sigilosos em seus arquivos e toda a ordem de informações que ele puder pegar. Esse ladrão de dados pode estar sentado próximo a você nesse exato momento, coletando todas esses dados dentro dessa rede de acesso que é oferecida. Em um artigo , o editor do site 'Executive Road Warrior', Jonathan Spira, aconselha os internautas que usarem um acesso Wi-Fi, em caso de dúvida, nunca fazer login em sistemas que exijam nome e senha para entrar e que possam expor suas informações. Existem redes Wi-Fi maliciosas e cada vez mais frequentes em espaços públicos, geralmente como nomes ingênuos como 'Grand Hotel Free Wi-Fi', e nesse caso você corre um sério risco de cair numa arapuca. Se você estiver em um quarto de hotel e for usar uma rede Wi-Fi não custa nada pegar o telefone e ligar para a recepção e perguntar qual é o SSID (Service Set Identifier) da rede Wi-Fi do estabelecimento para evitar surpresas. Procure navegar apenas por sites que não exponham seus dados e não confie logo de cara no ícone do cadeado que aparecer no seu navegador. É sempre bom dar uma acionada no Firewall. Se você for trabalhar com um sistema do tipo Windows XP, XP SP2 e Vista desabilite algumas funções da rede como compartilhamento de arquivos e conexão automática a redes não-preferenciais. Atenção também para os chamados SSID virais como o famoso 'Free Public Wi-Fi', que podem ser encontrados em diversos locais e também em diversos países, porque muitos laptops estão configurados para se conectar automaticamente a essas redes abertas e acabam cadastrando esse SSID em sua tabela interna. Dá um pouco mais de trabalho, mas é aconselhável usar uma VPN (Virtual private Network = rede virtual privada), um sistema que vai criptografar sua sessão online, dificultando um pouco mais que alguém invada sua máquina.
Ricardo Ferreira

PROFECIA DE NOSTRADAMUS NA ERA DIGITAL



Funcionários da Biblioteca Municipal de Lyon, na França, estão digitalizando livros antigos usando ferramentas do Google. A gigante do setor de buscas pela web vem dando treinamento especialmente esses secretários técnicos e funcionários para ensinar como transferir o material com o formato original, aproximadamente, 500 mil obras raras. A primeira a passar pelo processo está sendo um volume do século XVI de Tratados Astrológicos e das Profecias de Nostradamus, publicado em 1555. O livro, como é mostrado na imagem, é bastante pequeno e o texto é escrito em forma de quadras, o que confirma, por um lado, o estilo poético e, por outro, a extensão da sua mensagem e sua difícil compreensão. Este e todos os textos escritos por Michel de Notre-Dame, médico e consultor astrológico, foram controversos. Se na época eram consideradas heresias em breve estarão ao alcance de um clique para quem quiser ler.

Fontes: Globo Digital e http://www.papelenblanco.com/divulgacion/las-profecias-de-nostradamus-primer-libro-digitalizado-por-google-en-francia.

Ricardo Ferreira

IMAGENS DA NATUREZA - SALTO PARA VIDA E...PARA MORTE

Maior Sítio Arqueológico do Brasil



-Fica na cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, nordeste do Brasil;
-Está localizado dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara;
-Possui 800 sítios arqueológicos;
-Está a 550 Km da capital Teresina;
-Com milhares de pinturas rupestres, a mais antiga tem data de 17.000 anos;
-Há vestígios da presença humana no Parque de 48.000 anos;
-É Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1981 pela UNESCO;
-Está sobre proteção de Lei Federal número 3.924 de 1961;
-Já existem 64 sítios pré-históricos abertos ao público.

Fontes: comciencia.br; mundoeducaçao.com.br; ambientebrasil.com.br; cienciacultura.bvs.br.

Maria Celia Amorim

Mais alta Catedral do Brasil: Catedral Basílica de Nossa Senhora da Glória


-Localizada na cidade de Maringá, no estado do Paraná, no sul do Brasil;
-É um importante núcleo do Oeste do Paraná e monumento símbolo da cidade;
-Tem como data do final de sua construção o ano de 1972;
-É também a mais alta da América Latina e a 10ª do mundo;
-Possui arquitetura moderna;
-Tem forma cônica e diâmetro de 50 metros e uma nave única, circular, com o diâmetro interno de 38 metros;
-O cone tem a altura externa de 114 metros e possui uma cruz de 10 metros fazendo o total de 124 metros de altura ;
-Possui a capacidade para 4.700 pessoas;
-A sua volta, existem chafarizes que jorram água a mais de 5 metros de altura;
-Esta catedral também possui 16 vitrais.

Fontes: bemparana.com.br, maringa.com, maringaemdestaque.com, Geografia do Brasil, Aspectos Físicos, Econômicos e Sociais, Editora Moderna.
Colaboração de Fernando da Cidade de Maringá.

Recebemos postagens também de outros amigos de Maringá nos dando conta de que o nível de qualidade de vida na cidade piorou nos últimos anos em relação a questão da segurança pública e por causa da entrada de drogas como o crack em algumas regiões. Ficamos tristes em saber que essa praga já chegou a essa bela cidade. Vamos pesquisar mais sobre isso e escreveremos um artigo em breve. Um Abraço.

Maria Celia Amorim e Ricardo Ferreira