sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Planta Típica do Nordeste: Mandacaru



-É uma planta nativa da caatinga nordestina;
-Família Cactaceae;
-Existem duas espécies: a Cereus peruvianos que é nativa do Peru e do Brasil e a Cereus jamacaru, só do Brasil e é típica da caatinga;
-Atinge até 5 metros de altura;
-Também recebe os nomes de jamacaru, cardeiro, cardeiro-rajado e mandacaru-de-boi;
-Seu fruto violeta é comestível, podendo chegar a 20 centímetros de comprimento com 12 centímetros de diâmetro, sua polpa é branca e suas sementes são bem pequenas;
-Do caule pode ser feito doce e também a fécula;
-Existe uma variedade sem espinhos e que é usada para a alimentação de animais;
-Suas flores são brancas e medem aproximadamente 30 centímetros de comprimento;
-Suas flores só desabrocham durante a noite e ao amanhecer murcham, elas só duram um período noturno e só no meio da primavera;
-Esta planta é muito resistente a seca do nordeste.

Fontes: Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Nova Cultural; emdiv.com.br; pi.gov.br.

Maria Celia Amor
im

3 comentários:

  1. BOM DIA EU GOSTARIA DE PODER COMPRAR ESTA PLANTA MANDACARU DE BOI, MAS EU NÃO SEI COMO E ONDE POSSO COMPRA-LA, A MINHA FILHA ESTA COM UMA COSEIRA MUITO FORTE NO CORPO E NO ROSTO QUE CHEGA ATE DESCASCAR, NÃO SEI COMO FAZER POR FAVOR VCS PODERIA ME AGUDAR É URGENTE POIS ELE ESTA SOFRENDO MUITO JÁ FAZ UNA DOIS ANOS, POR FAVOR ME AGUDA

    ResponderExcluir
  2. O MEU ESPOSO TINHA UM PROBLEMA SÉRIO NA COLUNA, TOMAVA QUASE UMA CAIXA DE TORSILAX POR SEMANA, APÓS O USO CONTINUADO DO CHÁ DO MANDACARU, PAROU TOTALMENTE DE TOMAR OS COMPRIMIDOS, FAZ EXERCÍCIOS, PEGA EM PESO, INCLUSIVE MINHA TIA TOMOU POIS ESTAVA COM PROBLEMA DE URINÁRIO E MELHOROU BASTANTE. FICAMOS MARAVILHADOS COM OS RESULTADOS.

    ResponderExcluir
  3. Valew, eh trabalho do meu colégio :DD

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.