sábado, 16 de abril de 2011

ACIDENTES COM RADIAÇÕES PELO MUNDO






A radiação é um tipo de energia que é extraída de alguns elementos químicos, principalmente do Urânio, o mais usado nas usinas nucleares para gerar eletricidade. Quando em contato com células tanto de plantas quanto de animais, ele pode causar alterações nos átomos que formam as células e assim provocar mudanças que atingem desde a forma de multiplicação até o DNA delas. Os sintomas de quem é contaminado pode variar de leves como enjoos, ou mais sérios como o câncer. Podendo até mesmo causar a morte. Abaixo alguns dos acidentes radiativos da História:

-Submarino K-19: Ocorreu no ano de 1961. Este submarino acabou por receber o apelido de “O Fazedor de Viúvas”, esse foi o primeiro submarino soviético a carregar armas nucleares. Sua função era patrulhar a costa dos Estados Unidos, até que uma falha na refrigeração fez com que a temperatura subisse muito. Com a ameaça de explosão, os tripulantes tiveram que se expor à rediação para resolver o problema. Dos 140 tripulantes, 8 morreram pouco depois. Foto 1.

-Three Mile Island: Ocorreu em 1979. O maior acidente nuclear dos Estados Unidos, que fica perto de Harrisburg, capital da Pensilvânia. Uma válvula foi aberta para aliviar a pressão do reator, mas por uma falha, ela não fechou e a água fervente vazou no compartimento de Urânio, criando um risco de explosão. A situação foi controlada e não houveram vítimas. Foto 2.

-Chernobyl: Ocorreu em 1986. O maior acidente nuclear da História. Por causa de explosões em um reator durante uma falha em um teste de segurança, uma nuvem de radioatividade atingiu toda a Ucrânia, Europa Oriental, a Escandinávia e o Reino Unido. Um relatório da ONU de 2005 estimou em 4.000, o número de mortes provocadas por este acidente. Foto 3.

-Goiânia, Brasil: Ocorreu em 1987. Não foi um acidente envolvendo Usina Nuclear, mas uma máquina de radioterapia que não estava mais em uso. A cápsula que ficava dentro dele e que continha Césio-137, um poluente tóxico radioativo, foi aberta em um ferro velho por pessoas que não sabiam do que se tratava. O brilho do Césio atraiu a atenção de outros moradores, que o passaram de mão em mão. Mais de 800 pessoas foram contaminadas e ao menos 200 morreram. Foto 4.

-Fukushima, Japão: Ocorreu em 2011. É o último e mais recente acidente nuclear do planeta. Devido ao Terremoto e Tsunami que abalou aquele país. Foto 5.

Fonte: Revista Capricho, Editora Abril (pág 102).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.