segunda-feira, 16 de maio de 2011

Rinocerontes ameaçados por caçadores vão para santuário de helicóptero










Há dez anos, o Ministério do Meio Ambiente e Turismo da Namíbia, juntamente com entidades assistenciais que atuam no país como a Save the Rhino, vem promovendo o transporte de cerca de 8 mil rinocerontes ameaçados para áreas de conservação. Os transportes se dão por via terrestre, mas, se necessário, até mesmo, por helicópteros, já que os rinocerontes se encontram em regiões tribais remotas e de terrenos acidentados. Os animais estão ameaçados devido à ação de caçadores ilegais. Os chifres dos animais são altamente cobiçados na Ásia por causa de suas supostas qualidades medicinais e afrodisíacas. Ainda existem cinco espécies de rinocerontes no mundo - três das quais estão processo de extinção.Uma dessas três, a do rinoceronte negro, tem o norte da Namíbia como seu habitat natural.
Foto 1: Ministério do Turismo e Meio Ambiente da Namíbia
Foto 2: Para transportar os rinocerontes, animais são sedados com um dardo disparado por um veterinário. (foto de Vincent Guillemin)
Foto 3: Com o animal desacordado, um transmissor é instalado em seu chifre, o que permite que ele seja rastreado em uma área de conservação. (foto de Vincent Guillemin)
Foto 4: Rinoceronte 'levanta poeira' ao ser içado (Foto: Vincent Guillemin)
Foto 5: Rinoceronte é transportado em helicóptero na Namíbia (Foto: Vincent Guillemin)
Foto 6: Animais, como este no Zimbábue, costumam ser alvo de caçadores ilegais, devido às supostas capacidades medicinais e afrodisíacas de seus chifres. (foto Lowveld Rhino Trust)
Foto 7: Animais vem sendo levados para área de conservação, onde estão menos sujeitos à ação de caçadores.
Fontes: G1; Último Segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.