domingo, 2 de outubro de 2011

Descobertas 12 espécies de sapos em florestas da Índia

Pesquisadores descobriram na Índia 12 novas espécies de sapo e encontraram ainda outros três exemplares de anfíbios que eram classificados como extintos. As informações foram publicadas na revista de taxonomia “Zootaxa” do mês de setembro e elevam para 336 a quantidade de rãs conhecidas no país asiático. Segundo os cientistas, o encontro é um alerta sobre o papel de preservar estas espécies. De acordo com o biólogo Sathyabhama Das Biju, da Universidade Delhi, autoridades se preocupam apenas em proteger espécies como os elefantes e tigres, ambos considerados símbolos na Índia. “Os sapos não são só apenas indicadores importantes das mudanças climáticas, mas também detectam poluentes no meio ambiente”, afirma o pesquisador. A maioria dos novos anfíbios são noturnos, encontrados a partir de observações feitas pelo pesquisador e seus alunos em diversas partes do país. Durante a observação, outras três espécies classificadas como extintas foram redescobertas, sendo que uma delas foi descrita há 91 anos.

Foto 1: Na foto, um sapo noturno encontrado na floresta Ghats, em Karnataka, na Índia. A espécie é uma das poucas que toma conta dos ovos da fêmea (Foto: AP)

Foto 2: Outra espécie encontrada na floresta Ghats, em Kerala, na Índia. No total, foram 12 novos sapos e rãs encontrados, além de três redescobertas de animais que eram considerados extintos (Foto: AP)





 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.