quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Plantas medicinais

Muitas plantas ficaram famosas por suas habilidades de cura. Afinal, as ‘ervas medicinais’ aparecem desde os contos de fada mais antigos até a embalagem de cremes atuais. Mas nem toda a planta tem este tipo de capacidade – algumas são até venenosas.

Arnica: Arnica montana - A arnica é usada com fins medicinais há séculos, especialmente para melhorar a circulação. É uma planta de flores amarelas, folhas largas e cobertas por uma ligeira penugem. Ela é muito útil para fazer compressa sobre reumatismo, contusões, inflamações e dor muscular. Ela não deve ser usada sobre cortes nem ingerida, pois pode causar irritação.

Camomila: Matricaria chamomilla - A camomila não tem praticamente nenhuma contraindicação. É um calmante que não causa dependência. Na forma de chá, pode ser tomado em casos de insônia, irritabilidade, irritação estomacal, dores de cabeça, tensões e cólica menstrual. Na pele, pode ser aplicada uma compressa para aliviar irritações. Uma compressa gelada também pode ser aplicada sobre os olhos para diminuir olheiras. Também é comum usá-la para clarear os cabelos.

Calêndula: Calendula officinalis - Antisséptica e cicatrizante, esta flor que é prima das margaridas pode ser aplicada sobre pequenos cortes. Também é tradicionalmente usada para reduzir inflamações sobre a pele, inclusive acne.

Eucalipto: Eucaliptus citriodora - A folha desta árvore ao ser esfregada entre os dedos, ela deve começar a soltar o óleo com o característico cheiro. É usada principalmente para desobstruir as vias respiratórias em casos de bronquite, sinusite, tosse, resfriado, etc. Não deve ser ingerido nem aplicado diretamente sobre a pele sem diluição em água.

Quebra-pedra: Phyllantus niruri - O chá desta erva é muito usado para prevenir, dissolver ou ajudar a expelir pedras no rim. Também ajuda a tratar infecções urinárias, cistite, distúrbios na próstata, etc.

Aloe Vera: Aloe vera - Com o aspecto de um cacto, esta planta (também chamada de babosa) tem dentro da folha um gel rico em nutrientes. É um antioxidante com propriedades de cicatrização. Pode ser utilizado como calmante e hidratante, sendo muito usado sobre queimaduras e distenções musculares. Sua propriedade mais famosa, porém, é a de espantar mosquitos.

Ginseng: Panax sp. - A raiz do ginseng é utilizada há mais de 5 mil anos no Oriente. Em forma de chá, ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, melhora o sistema imunológico e a circulação sanguínea. Também há indicações de que tem efeito positivo sobre o humor e a memória.

Ginko Biloba: Ginko biloba - Esta árvore oriental ficou famosa depois do fim da 2ª Guerra Mundial: seis árvores que estavam entre 1 e 2 km de onde foi jogada a bomba Hiroshima sobreviveram à radiação. Assim, esta árvore se tornou um símbolo de saúde. Ela melhora consideradamente a circulação sanguínea. Artrite nas pernas responde extremamente bem ao extrato desta planta, bem como para a memória e concentração.


Fonte: Rede Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.