quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Rivulus o peixe que pode viver meses fora da água

O Rivulus marmoratus, um peixe tropical que habita regiões de pântano e manguezais tem uma característica muito peculiar. Por viver em águas intermitentes, o peixe é obrigado a suportar o período de secas. Para isso, o peixe se esconde em troncos de árvores, em cocos ou até em latas. Diferentemente da maioria dos peixes, e conhecido como killifish-de-mangue no Brasil, estes peixes, respiram através da pele e não de brânquias. Com isto, eles podem viver meses sem água e escondidos em buracos no chão. Após este período, com a vinda das chuvas e a formação de córregos, eles voltam a viver como peixes normais. Estudos realizados nos EUA mostram que os peixes resistem até 66 dias sem comida e água. O metabolismo do animal continua intacto. As curiosidades desta espécie não param por aí. Cada peixe possui um sistema ovariano e outro testicular, ou seja, o peixe pode realizar uma fertilização independente com os óvulos sendo fecundados no próprio corpo. São comportamentos muito estranhos segundo cientistas, para um peixe de 5cm. Ele é encontrado nos EUA e em alguns países da América Latina, como o Brasil.
Fonte: Rede Ambiente

3 comentários:

  1. Gostamos muito , parabéns.VCs poderiam tirar a duvida de meu filho de 07 anos, ele quer saber se o tubarão bambu pode sobriviver qto tempo fora da agua?
    e elem quer saber se tubarão branco come tubarão bambu,obrigada . abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris. O tubarão bambu pode ficar fora da água até 12 horas. E o tubarão branco morde e come tudo o que passa pela sua frente: latas, sacos plásticos, pranchas de surfe, outros peixes e até mesmo outros tubarões. Obrigado pelo elogio e dê um abraço no seu filho pela gente.

      Excluir
  2. Eu vi em um filme um tubarao bambu respirando fora d'agua mas eu achoque ele na verdade nao respira fora da agua.Porque os cientistas nunca disseram isso publicamente entao porque nos devemos acreditar que existem peixes e tubaroes que respiram fora da agua como a gente se nem os cientistas sabem?

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.