sábado, 14 de janeiro de 2012

Exposição em Paris revela a beleza oculta das aranhas

Uma exposição dedicada exclusivamente às aranhas está em cartaz no Museu Nacional de História Natural de Paris. Os organizadores querem que os visitantes conheçam melhor o fascinante universo das aranhas e derrubem preconceitos sobre esses animais que apareceram na Terra há mais de 500 milhões de anos. "As pessoas conhecem muito pouco, mas se sentem atraídas por tudo o que é relacionado às aranhas", diz o especialista Frédérik Canard, curador da mostra. A exibição revela dados e características deste predador eficaz e fala de seu importante papel na cadeia alimentar, mas também aborda crenças e mitos envolvendo as aranhas em diversas partes do mundo. Em partes da África, por exemplo, elas representam sabedoria e inteligência, enquanto mulheres na Sibéria as comem para "aumentar sua fertilidade". A exibição vai até o dia 2 de julho de 2012.

Foto 1: Uma exposição dedicada exclusivamente às aranhas está em cartaz no Museu Nacional de História Natural de Paris. Os organizadores querem que os visitantes conheçam melhor o fascinante universo das aranhas e derrubem preconceitos. (Foto: Sébastien Damoiseau/BBC)

Foto 2: As aranhas apareceram na Terra há mais de 500 milhões de anos. "As pessoas conhecem muito pouco, mas se sentem atraídas por tudo o que é relacionado com as aranhas", diz o especialista Frédérik Canard, curador da mostra. (Foto: Patrick Maréchal/BBC)

Foto 3: As aranhas são capazes de viver em condições inóspitas. Algums sobrevivem debaixo da terra ou da neve e até na água. Os organizadores da exposição dizem ainda que não é preciso temê-las. Das 41 mil espécies conhecidas no mundo, apenas uma dezena possui um tipo de veneno perigoso para humanos. (Foto: Bernard Le Garff/BBC)

Foto 4: Segundo os especialistas, ter algumas aranhas em casa pode ser útil. Elas funcionam como inseticidas naturais já que comem os insetos a seu redor. (Foto: Sébastien Damoiseau/BBC)

Foto 5: Há décadas cientistas estudam as teias de aranhas, feitas de fios mais resistentes que o aço, e tentam produzir a seda em maior escala. O objetivo é desenvolver materiais revolucionários para a medicina e engenharia. (Foto: Bernard Le Garff/BBC)

Foto 6: Parte do corpo de uma aranha é visto com a ajuda de um microscópio. Há muitas lendas e contos sobre aranhas, inclusive no cinema. Em alguns filmes, aranhas perseguem os personagens com suas enormes garras, mas na realidade seu tamanho médio é de apenas cinco milímetros e nem todas têm pelos. (Foto: Alain Canard, CMEBA, Université de Rennes 1/BBC)

Foto de Sébastien Damoiseau/BBC






Fontes: G1; Último Segundo; estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.