sábado, 25 de fevereiro de 2012

Insetos Perigosos

Venenosas, vetores de doenças ou pragas: conheça algumas das principais espécies que ameaçam o bem estar do ser humano. Apesar do número de espécies de insetos catalogadas pelos cientistas ultrapassar um milhão, é possível selecionar alguns dos insetos mais perigosos para os seres humanos. Venenosos, transmissores de doenças ou terríveis pragas agrícolas, reunimos algumas das espécies que tiram o sono de muitas pessoas.

Foto 1: Ades aegypti - O mosquito pode transmitir a dengue e a febre amarela.

Foto 2: Anopheles darlingi - O mosquito é o principal transmissor da malária

Foto 3: Triatoma infestans - A maioria dos portadores da doença de Chagas foi picada por um desses insetos, chamados popularmente de 'barbeiros'. O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas insetos, entra no sangue das pessoas pelas feridas abertas pelos barbeiros.

Foto 4: Lonomia obliqua - Esta taturana tem o corpo coberto por pelos semelhantes a espinhos que soltam um veneno poderoso. A substância inibe a coagulação do sangue das vítimas e causa hemorragias que podem levar à morte.

Foto 5: Vespa-mandarina - Das 500 espécies de vespa existentes no mundo, cerca de 300 têm veneno. A mandarina atinge quase cinco centímetros e voa a 36 km/h.

Foto 6: Apis mellifera - As abelhas, apesar de serem inofensivas individualmente, podem causar a morte dos seres humanos se atacarem em bando. O excesso de veneno pode causar insuficiência renal e anemia aguda.

Foto 7: Bemisia tabaci - A mosca-branca se reproduz em muitas espécies vegetais diferentes, entre elas o tomate e o algodão. O inseto é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.

Foto 8: Schistocerca gregaria - Uma nuvem de gafanhotos pode ter até 50 milhões de indivíduos que podem consumir cerca de 80 toneladas de folhas em 24 horas.

Foto 9: Saúva - A saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros.




Fonte: MSNVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.