sábado, 3 de março de 2012

Canídeos Famosos do Cinema e dos Desenhos - Parte II


13 – Scooby Doo: Scooby-Doo é um cão dinamarquês que fala e é um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera, e criado no ano de 1969 por Iwao Takamoto. Amigo de quatro adolescentes metidos a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha que viajam numa van chamada Máquina do Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões.


14 – Snoopy: Snoopy é um cão de raça Beagle, personagem da história em quadrinhos "Peanuts", criado por Charles Schulz. Snoopy é um cão extrovertido com muitas virtudes, ele sempre dorme no telhado da sua casinha ao invés de dentro dela. A exceção do seu dono, Charlie Brown, o melhor amigo de Snoopy é o pequeno pássaro amarelo Woodstock, que apenas "fala" em marcas da apóstrofe.

15 – A Dama e o Vagabundo: É um desenho americano produzido em 1955. É o décimo-quinto longa-metragem de animação dos estúdios Disney. Lady (Dama) é uma cadelinha da raça Cocker spaniel americano e Vagabundo é um cachorro de rua, sem raça que conta com a sua astúcia e os seus amigos para sobreviver.


16 – Droopy: Cão criado em 1943 pela MGM. É um cão da raça Basset hound. Droopy é manso , impassível e de voz e personalidade mansas. Ele sempre usa a máxima: “Estou tão feliz....” e com a cara de sempre é impassível, mesmo quando está a caça de bandidos, como o Wolf.


17 – Bandit: É um pequeno buldogue inglês que pertence a Jonny do desenho Jonny Quest; ele é muito assustado e sempre entra em conflito com animais menores, como macacos, caranguejos, peixes e fuinhas, sempre se dando mal nas brigas. De vez em quando ele piora as situações em que o grupo de encontra; em outras, os salva por ser pequeno e arisco. Ele é um cachorrinho branco com uma mancha preta em forma de máscara ao redor dos olhos.


18 – Ideiafix: É um personagem das histórias de Asterix. É um cãozinho incrível, grande amigo de Obelix, conhecido por ser defensor da natureza (ecologista) e por ganir desesperadamente quando vê uma árvore sendo derrubada. Conhecido por ser "cabeça dura", Ideiafix, uma vez que coloca uma idéia na cabeça, costuma segui-la até o final. Criado em 1959 por Uderzo e Goscinny. É um cão da raça Terrier.

19 – Astro: Astro, apesar de ser desajeitado e estúpido é muito leal para os Jetsons.
Ele foi encontrado por Elroy, o caçula da família. É um cão da raça Dinamarquês. Desenho criado pela Hanna-Barbera em 1962. Ele e os Jetsons vivem em um mundo futurista no ano de 2062 onde existem engenhocas que facilitam suas vidas, robos, aliens, hologramas e muitas invenções.

20 – Coragem, o Cão Covarde: Coragem é um cachorro medroso que vive em Lugar Nenhum, no Kansas. Quando filhote, seus pais foram raptados e mandados para o espaço(isso aparece no episódio "Lembranças do Passado do Coragem"), mas Coragem conseguiu fugir, então Muriel o achou e o levou para casa. Seu dono, Eustácio, diferentemente de Muriel, está sempre o mal-tratando e frequentemente chamando-o de cachorro idiota. Apesar de seus medos, Coragem está sempre salvando seus donos dos perigos e mistérios que ocorrem em sua fazenda e, algumas vezes, fica sériamente machucado, mas por sua determinação e, algumas vezes, por pura sorte ele sobrevive, sempre retornando ao colo quente e confortável de Muriel e a indiferença rabujenta de Eustácio. Coragem freqüentemente usa a internet para buscar informações sobre os fenômenos sobrenaturais que ocorrem em "Lugar Nenhum". Ele é um vira-lata.

21 – Mutley: É um desenho da Hanna-Barbera. Muttley não fala realmente; seus principais exemplos de fala são sua risadinha característica – um riso asmático. Muttley usava apenas uma coleira na Corrida Maluca, mas em Máquinas Voadoras ele vestia um uniforme de aviador estilo I Guerra Mundial, e serviu como um ás da aviação na "Esquadrilha Abutre", ao lado de Dick e de outros dois pilotos. Nesta série derivada, ele também ostentava muitas medalhas, das quais era particularmente afeiçoado, e constantemente exigia novas de Dick por seguir suas ordens (com outra frase típica do personagem: "Medalha! Medalha! Medalha!"). Muttley foi inspirado no personagem Max do filme The Great Race, intepretado por Falk. Este é um cão que não possui raça definida.

22 – Rabugento: Cão detetive da Hanna-Barbera. Estreou em 1976 e teve 16 episódios. Conta a história de Rabugento, um cachorro detetive que irrita os bandidos com suas aparições surpresa e sua ironia extrema. Famoso por sua risada e por resmungar o tempo todo. Seu carro é uma lata-velha que anda com muita dificuldade. Não confundir este personagem com o Muttley, são totalmente diferentes, apesar do traço parecido. Rabugento foi inspirando em Columbo interpretado por Peter Falk. O cão Rabugento reaparece em Os Ho-ho-límpicos. Também é um cão sem raça definida.


23 – Espirro: Cãozinho da raça Beagle, que vive aventuras com seu grande amigo João Grandão. Desenho criado pelos estudios Hanna-Barbera. Espirro usa um chapéu e seria o cérebro da dupla: as grandes idéias que os livram das enrascadas vêm dele.

24 – Gromit: Devido à sua popularidade, os personagens (Wallace e Gromit) são considerados ícones internacionais da cultura britânica moderna e do próprio povo britânico. Gromit, é um cachorro antropomórfico inteligente. Gromit é um personagem mudo, comunicando-se apenas através de expressões faciais e linguagem corporal. Os personagens são feitos de massinha modelada sobre armaduras de metal.
Fontes: Wikipedia; adorocinema.com; Grande Enciclopedia Larousse Cultural, Nova Cultural; asterix.com; hannabarbera.com.br; dogtimes.com.br; petmag.uol.com.br; hannabarbera.com.br.
Maria Celia Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.