segunda-feira, 19 de março de 2012

Exposição mostra os maiores insetos do mundo

Que tal ver um dos maiores besouros do mundo, o Megasoma, natural da Mata Atlântica, vivinho da silva na sua frente? Um exemplar de 12 cm é uma das atrações da mostra de insetos gigantes, novidade no Planeta Inseto, que funciona no Museu do Instituto Biológico. E também temos, só que morto, espetado, o maior besouro do mundo, o Titanus giganteus(foto acima), cujos adultos podem atingir 22 cm de comprimento e pesar até 70 gramas”, afirma a coordenadora da exposição, a engenheira agrônoma Harumi Hojo. “Ele é nativo da Amazônia.” São conhecidos popularmente como “serra-paus”, possuindo mandíbulas fortes o suficiente para cortarem um lápis de madeira. No total, há cerca de 30 espécimes, a maioria nativa do Brasil. Entre os exemplares exóticos, 10 baratas de Madagascar, da ilha africana homônima. Medem, em média, 8 cm.
Zoológico de insetos: O projeto Planeta Inseto nasceu como exposição com montagens temporárias em 2010, virando permanente em dezembro daquele ano. No ano passado, a mostra se tornou o primeiro Jardim Zoológico do gênero do Brasil, registrado nas esferas federal e estadual e autorizada a funcionar como tal pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Centro da Fauna Silvestre da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O objetivo desse Jardim Zoológico é justamente explorar a biodiversidade desse grupo de animais, por meio de atividades curiosas. Os insetos estão presentes em praticamente todos os ecossistemas terrestres e são considerados o maior grupo de animais existente no planeta. Entre as atividades fixas do Planeta Inseto estão a observação de abelhas produzindo mel, lagartas fazendo o fio da seda, formigas e cupins trabalhando e o ponto alto: um baratódromo onde é possível ver uma empolgante corrida delas, as quase sempre repugnantes baratas.
Serviço: EXPOSIÇÃO PLANETA INSETO. MUSEU DO INSTITUTO BIOLÓGICO. RUA AMÂNCIO DE CARVALHO, 546, VILA MARIANA. TERÇA A DOMINGO, DAS 9 ÀS 17H (ENCERRA A ENTRADA ÀS 16 H). GRÁTIS. FONE: (11) 2613-9500 E 2613-9400.
Fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.