sexta-feira, 23 de março de 2012

Felinos Famosos do Cinema e dos Desenhos – Parte I


1 – Snowbell: Este é o gato do filme Stuart Little de 1999. O gato é da raça persa e que pertence a família Little. Stuart é um ratinho branco adotado e passa a lidar com divergências com Snowbell, o gato da família e com o próprio irmão, que não o aceita. O gato passa a maior parte do filme querendo comer o ratinho mas no fim do filme tanto o gato quanto o irmão são conquistados pelo jeitinho meigo e inteligente de ser de Stuart.


2 - Mio e Mao: Eram dois gatinhos feitos de massinha. Os dois gatinhos agiam como criançinhas. Mas o sucesso se deveu à animação e aos belíssimos movimentos dos personagens, que frequentemente se fundiam uns aos outros, e criavam uma forma abstrata de qualquer outra coisa que eles quisessem. De 1974.


3 – Tom: É o gato do desenho Tom e Jerry. Tom adora perseguir o rato Jerry mas, quase toda vez que tenta capturá-lo, vive se esborrachando, apanhando ou se metendo em encrencas.

4 - Am e Si: Os siameses gêmeos do desenho A Dama e o Vagabundo dos estúdios Disney. Am e Si são os gatos da tia Sarah, que se muda para a Casa da Dama quando o bebê dos seus donos nasce. Metidos a besta e maliciosos, sempre fazem muita maldades e conseguem arrumar uma maneira de culpar a Dama pelos estragos. A Dama até teve que usar focinheira em sua própria casa por causa dos gatos.

5 – Arlene: A suposta namorada de Garfield do desenho de mesmo nome. Arlene aparece esporadicamente em algumas tiras de Garfield e no desenho animado. É uma gatinha rosa com lábios proeminentes e bastante orgulhosa. Às vezes esnoba Garfield e outras fica atrás dele, completamente apaixonada. Ela é um gato americano de pelo curto.

6 -Bacamarte: É o gato caipira que vive atrás de Chumbinho, o rato, no desenho da Hanna-Barbera Bacamarte e Chumbinho. Bacamarte é um gato matuto que usa um chapelão preto. Embora briguem bastante, um não vive sem o outro. Por estar sempre em posse de um Arcabus (uma espingarda antiga), foi chamado de Bacamarte aqui no Brasil. Também é um gato americano de pelo curto.

7 – Bacana: O galã da Turma do Manda Chuva, no desenho de mesmo nome. Bacana é um gato de fala macia, às vezes elegante e que gosta de dizer gracejos para as senhoras. É o preferido das gatinhas, um verdadeiro "Don Juan". Ele usava sempre um grande lenço em vota do seu pescoço, o que lhe dava um ar bastante sofisticado. Ele : é um gato da espécie angorá turco.

8 - Batatinha: É o gato mais ingênuo e mais camarada da Turma do Manda Chuva, desenho da Hanna-Barbera. Batatinha é um gatinho gordinho, muito inocente e sempre o mais bem intencionado de todos. Via sempre as tramóias do Manda Chuva de uma maneira pura, sem maldade. Apesar de ser bastante ingênuo, conseguia muitas vezes fazer as perguntas mais lógicas durante os golpes da gangue. Ele era lento, mas não estúpido. A sua relação com a gangue era baseada em uma verdadeira amizade dedicada entre eles. É um gato da raça Munchkin, gato raro de pernas curtas.

9 – Berlioz: Filhote cinza com fita vermelha do desenho Aristogatas da Disney. Berlioz é um dos filhotes da Duquesa, a gata milhonária que foi banida pelo mordomo trapaceiro da mansão de Madame Adelaide Bonfamille. É irmão de Tolouse e Marie. Ele é da raça Angorá Turco que possui forte apego ao dono.

10 – Bichento: Mascote de Hermione Granger do filme Harry Potter, tendo sido comprado no Beco Diagonal. O gato sempre arruma confusão e deixa sua dona com a cara no chão. Bichento quase mata o Perebas, rato de Rony Weasley que na verdade é o maldoso bruxo Pedro Pettigrew. A raça dele é "Amasso", segundo o livro "Animais Fantásticos e Onde Habitam", mas no filme Bichento é um Persa.

11 – Binx: Gato falante que ajuda as crianças no filme Abracadabra da Disney. Thackery Binxs era um humano nascido no final do século XVII. Em 1693, quando procurava sua irmã Emily na floresta, que havia sido raptada por Sarah Sanderson (uma das bruxas) se deparou com o esconderijo das vilãs. Ele chegou muito tarde para impedir que as bruxas drenassem a força vital de sua irmã em um feitiço para ficarem mais jovens. Como castigo por tentar interferir em seus planos diabólicos, a bruxa Winifred decidiu transformá-lo em um gato. Da raça Bombay, a pequena pantera negra.
Fontes: Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Nova Cultural; adorofilmes.com.br; wikipedia; interfilmes.com; disney.go.com; cinemaclassico.com; adorocinema.com; petrmag.com; disneywikia.com
Maria Celia Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.