domingo, 29 de abril de 2012

Aquecimento global: realidade ou ficção?

A iniciativa de 'A Hora do Planeta' é da WWF - 'World Wide Fund of Nature' ou 'Fundo Mundial para a Natureza' - e teve início em 2006, inaugurada por alguns moradores de Sydney, na Austrália. Hoje o evento conta com centenas de milhões de pessoas espalhadas em mais de 130 países. Quer saber quais foram os principais filmes e documentários que trataram sobre o tema das mudanças climáticas? Confira na galeria a seguir!
Foto 1: Perseguindo o Gelo – 2012: O fotógrafo James Balog foi contratado em 2005 pela National Geographic para ir ao Ártico registrar 'provas' das mudanças climáticas na Terra. O trabalho rendeu a Balog a ideia de gravar o documentário 'Perseguindo o Gelo' - 'Chasing Ice', em inglês -, sobre o aquecimento global e seus efeitos.
Foto 2: A Era da Estupidez – 2009: O filme 'A Era da Estupidez' é uma mistura de documentário com ficção. Na pele de um velho sobrevivente de um mundo catastrófico em 2055, o ator Pete Postlethwaite mostra o ponto a que chegaram os humanos na destruição ambiental e também alerta para a responsabilidade de cada indivíduo na preservação do meio ambiente.


Foto 3: Meat the Truth: Uma Verdade mais que Incoveniente – 2008: O documentário holandês aborda as consequências da agropecuária intensa e do sucessivo consumo exagerado de carne, já que todo o processo é um dos agravantes para o aquecimento global
Foto 4: A Última Hora: - 2007: O documentário é narrado e produzido pelo ator Leonardo DiCaprio, ativo defensor de causas sustentáveis. Ele mostra como o planeta tem sido destruído pela humanidade e como os seres humanos podem reverter a situação. 'A Última Hora' - 'The 11th Hour', em inglês - também conta com entrevistas com mais de 50 personalidades do mundo da ciência e da política.
Foto 5: A Grande Farsa do Aquecimento Global:– 2007: O documentário foi produzido por Martin Durkin para o Channel 4 britânico, intitulado 'The Great Global Warning' em inglês. Diferente da maioria dos outros filmes e documentários, o longa apresenta argumentos que negam a existência do aquecimento global.
Foto 6: Uma Verdade Inconveniente: - 2006: O documentário dirigido por Davis Guggenheim fala sobre a campanha do ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que incentivava os cidadãos a educar-se sobre o aquecimento global. 'An Incovenient Truth' arrecadou US$ 49 milhões nas bilheterias norte-americanas.
Foto7 : Quem Matou o Carro Elétrico? – 2006: O documentário do diretor Chris Paine fala dos veículos experimentais movidos a energia elétrica que surgiram nos anos 1990 mas que, por motivos supostamente atribuídos ao lucro/prejuízo das companhias petrolíferas, foram retirados do mercado. 'Who Killed the Eletric Car?' é o nome original da obra.
Foto 8: Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas – 2006: O Greenpeace Brasil documentou por vários meses os impactos das mudanças climáticas em diversas regiões acometidas por secas, inundações e destruição de variados tipos. O documentário também reúne um compilado de entrevistas com a opinião de cientistas
Foto 9: O Dia depois de Amanhã – 2004: A ficção 'O Dia depois de Amanhã' - 'The Day after Tomorrow', em inglês, retrata os efeitos dos fenômenos de aquecimento e resfriamento globais em intensidades catastróficas.
Foto 10: O Segredo das Águas – 1995: A ficção 'O Segredo das Águas' - 'Waterworld', em inglês - traz o ator Kevin Costner no papel de um homem anfíbio, que comercializa vários produtos, entre eles terra pura, já que todos os lugares (ou quase todos) foram inundados pela água após o derretimento das calotas polares.
 
Fonte: MSNVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.