sexta-feira, 27 de abril de 2012

OS 7 Mares Mortíferos do Planeta


1 – Mar de Andaman – Localizado na Costa da Tailândia, no Oceano Índico, ao sul de Myanmar. Foi onde ocorreu o Tsunami de 2004. Este terremoto é conhecido pela comunidade científica como o terremoto de Sumatra-Andaman. O terremoto desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo da costa de quase todas as praias do Oceano Índico, matando um grande número de pessoas e inundando comunidades costeiras. Estima-se que a magnitude do tremor gire em torno de 9.1 e 9.3 pontos. É o segundo maior terremoto jamais registrado na história. Sua força foi tamanha que fez o planeta inteiro vibrar cerca de um centímetro.




2 – Mar de Hoces – É a faixa de água mais violenta da Terra, é onde se encontra o Cabo Horn. O Cabo Horn é o ponto mais meridional da América do Sul, também conhecido como o Fim do Mundo. . As condições de navegação ao redor do cabo costumam ser particularmente severas, com fortes ventos, constituindo um marco para navegantes de todos os tipos, até nos dias atuais. Os ventos ali podem chegar até 200km/h e derrubar até o navio mais bem equipado – não é a toa que em suas imediações há mais de 100 embarcações naufragadas.


3 – Golfo do México – O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. Tem uma superfície de aproximadamente 1 550 000 km², seu subsolo é rico em petróleo. Da área do Golfo do México, o terço mais ao sul localiza-se na zona tropical. Do golfo se origina a Corrente do Golfo, uma corrente de águas quentes que atravessa o Oceano Atlântico, sendo uma das mais fortes correntes oceânicas conhecidas. O golfo também foi muitas vezes visitado por poderosos furacões, alguns dos quais responsáveis por grande número de mortes e destruição, como o Furacão Katrina (2005), onde os ventos alcançaram mais de 280 Km/h e causaram grandes prejuízos na região litôranea sul dos Estados Unidos (Nova Orleães).
4 – Mar das Filipinas– Onde se encontra a Fossa Challenger. A Fossa das Marianas é o local mais profundo dos oceanos, atingindo 11034 metros de profundidade. Localiza-se no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectónicas do Pacífico e das Filipinas. O ponto mais profundo da fossa foi sondado pelos navios Challenger e Challenger II, da Marinha Real. O local foi batizado, então, de Challenger Deep.
5 – Mar Egeu – Está localizado entre a Grécia e a Turquia, com vários vulcões que estão se formando o tempo todo. A grande erupção do vulcão Thera no Mar Egeu, há mais de 3 mil anos, produziu ondas monstruosas que percorreram centenas de quilômetros do leste do Mediterrâneo para inundar a área que hoje é Israel e provavelmente outras regiões costeiras.
6 – Mar O Velho (Old Sow=Porca Velha) – Localizado entre New Brunswick e Maine, nos Estados Unidos. É perigoso por seus redemoinhos, que surgem de repente. Já foi registrado um redemoinho com 75m de diâmetro em Old Sow. Redemoinhos no mar não têm poder suficiente para virar um barco, mas o turbilhão pode afogar facilmente um nadador ou mergulhador.
7 – Mar Beaufort – É um mar cheio de gelos e icebergs. Raramente estão acima de 0°C na passagem noroeste e não é seguro navegar nestas águas. O Mar de Beaufort faz parte do Oceano Ártico e fica situado ao norte dos Territórios do Noroeste e de Yukon (províncias do Canadá) e do Alasca, no norte da América do Norte e a oeste do Arquipélago Ártico Canadiano. Tem cerca de 450 000 km² de área.  
Fontes: Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Nova Cultural; portalsaofrancisco.com.br; ambientebrasil.com.br; discoverybrasil.com. 
Maria Celia Amorim

Um comentário:

  1. Adorei este post, como tudo aqui no blog, é incrível!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.