terça-feira, 1 de maio de 2012

As 10 melhores cidades para caminhar

Congestionamentos, transporte público deficiente, falta de estrutura para veículos alternativos. Essa é a realidade das grandes cidades brasileiras atualmente. Mas quem não gostaria que todos os lugares estivessem ao alcance de uma caminhada? O guia turístico Frommer´s preparou um Top 10 com as Melhores Cidades do Mundo Para Caminhar (The World´s Most Walkable Cities). Basta passear pelas imagens para perceber que, em comum, elas possuem belas paisagens com muita área verde, ar limpo e, até mesmo, habitantes mais felizes – uma vez que uma pesquisa do centro americano Walk Score, revelou que cidades que propiciam um bom trânsito público deixam as pessoas mais felizes. Liderando o TOP 10 aparece a cidade italiana Florença. A maioria das cidades do ranking fica na Europa e não há nenhuma sequer em toda América Latina – em detrimento de duas na Austrália. Talvez, um indicativo de que a falta histórica de planejamento urbano nas megalópoles latinas. Confira abaixo as melhores cidades para se caminhar no mundo:
1- Florença, Itália: As estreitas ruas da pequena Florença, recheadas de cafés e afrescos, transformam a cidade no melhor lugar para caminha no mundo. O título combina com a fama italiana do bem viver, onde a vida acontece num tempo próprio, bem afastados da loucura e do corre-corre dos grandes centros urbanos. Além de, muitas vezes, não caberem no estreito espaço entre as calçadas, em muitas ruas não é permitido o fluxo de carro.
2-Paris, França: Não é necessário andar muito pela cidade para visitar os pontos turísticos da bela Paris: em uma boa caminhada dá para passar pelo Museu do Louvre, o Place de la Concorde e o Arco do Triunfo. Além disso, a cidade foi a pioneira na construção das estações de aluguel de bicicletas e, recentemente, implantou um sistema de compartilhamento de carro elétrico, o Autolib.
3- Dubrovnik, Croácia: Um dos destinos turísticos mais procurados do Mar Adriático, os paralelepípedos da cidade croata de Dubrovinik a convidam a explorá-la a pé. Tombada como patrimônio mundial pela UNESCO, a cidade é rodeada de muralhas e fortificações que misturam arquitetura medieval, renascentista e barroca. Com uma população com menos de 50 mil pessoas, é uma das cidades mais ecológicas da Croácia, livre de grandes multidões, e também de longas avenidas e de edifícios altos.
4-Nova York, EUA: A primeira cidade fora da Europa no ranking, caminhar é Nova York é possível devido a proximidade de casas e lojas, restaurantes, escolas, parques e transporte público. Ainda por cima, as ruas numeradas facilitam a localização e reduzem as chances de alguém se perder.
5-Vancouver, Canadá: Eleita duas vezes a melhor cidade para caminhar no Canadá pela revista Up! Magazine, Vancouver possui disponibilidade e acessibilidade do transporte público, além de calçadas largas, que tornam o deslocamento a pé mais fácil. Somado a isso, cercada por montanhas e mar, a cidade não tem pra onde se expandir. Assim, não é difícil imaginar porque cerca de 40% da população dispensa carro e vai ao trabalho caminhando.
6-Munique, Alemanha: O endereço da mundialmente famosa Oktoberfest, Munique possui encantadores edifícios públicos, parques vastos e convidativos, bares e restaurantes que permitem a qualquer pessoa experimentar o estilo de vida bávaro entre um passeio aqui e uma cerveja ali.
7-Edimburgo, Escócia: Compacta o suficiente para se descobrir a pé, a cidade de Edimburgo é repleta de história, transmitindo uma sensação de vanguarda contemporânea. A capital da Escócia está repleta de arquitetura e história visível, sendo que a maioria das atrações estão em torno da Royal Mile, a zona mais velha e medieval da cidade.
8-Boston, EUA: A oitava melhor cidade do mundo para se deslocar a pé possui bairros tranquilos . Por ser cercada de colinas, Boston proporciona uma bela paisagem para quem mora ou visita a cidade.
9-Melbourne, Austrália: Totalmente plana, Melbourne é considerada a melhor cidade no novo continente para viver sem se preocupar em ter um carro para chamar de seu. A cidade, tal qual Amsterdã, é perfeita para os ciclistas, tem opções de serviço e comércio acessíveis para quem pretende levar um estilo de via livre de carro.
10-Sydney, Austrália: Sydney é rodeada por parques nacionais, e contém muitas baías, rios e enseadas. No entanto, uma pesquisa do governo australiano mostra que apenas 3% dos pedestres da cidade são idosos , sugerindo que a cidade ainda tem um grande potencial para criar um ambiente mais tranquilo e seguro para caminhadas. Com informações da Exame

Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.