domingo, 6 de maio de 2012

Fenômenos Naturais

1 - Brilho das cinzas vulcânicas: Talvez uma erupção vulcânica não seja tão impressionante, mas experimente vê-la quando há luzes envolvidas. As cinzas e a poeira são eletricamente neutras. No entanto, quando os dois elementos vêm de um vulcão, têm íons com cargas diferentes. Isso cria um campo magnético e, consequentemente, um espetáculo de luzes.
2 - Sol falso: Um 'sol falso' significa que uma espécie de anel forma-se ao redor do sol. Isso ocorre quando poucos raios solares encontram-se com nuvens frias. Iguais a um arco-íris, os raios solares são refratados por cristais de gelo. A parte que está mais próxima do sol reflete arestas que variam do vermelho para o laranja até que se transformam em azul.
3 – Aurora Boreal: Apesar da fama, muitas pessoas conseguiram ver apenas em fotografias o fenômeno natural, também conhecido como Luzes do Nordeste. Ele ocorre apenas quando em regiões do extremo norte do globo, como o Alasca e o norte da Escandinávia e só pode ser visto na metade do inverno.
4 - Sol da meia-noite: O 'sol da meia-noite' ocorre durante o verão nos extremos norte e sul do planeta. Nesta foto, o sol permanece acima do horizonte durante a noite, o que faz com que o dia tenha sol durante as 24 horas. Nos dias mais escuros do inverno muitas pessoas desejam mais luz e isso é ainda mais verdade para aqueles que vivem no extremo norte do planeta, local em que a luz é raridade nos dias em que o inverno é mais intenso. Para eles, o 'sol da meia-noite' é motivo para fazer uma festa.
5 - Lua de arco-íris: Uma lua de arco-íris é um fenômeno muito raro. O fenômeno ocorre quando a lua está muito luminosa, não muito alta no céu e quando a chuva cai na direção oposta à da lua. O arco-íris é criado pela luz que se reflete na superfície da lua
6 - Super Célula: A super célula é, com certeza, uma das mais belas tempestades de raios. O fenômeno ocorre quando há uma corrente em contínua rotação, também conhecida como mesociclone. Correntes de ar quente e frio encontram-se porém, continuam separadas, permitindo à tempestade continuar por várias horas.
7 – Raio Verde: Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, um raio verde não é algo que ocorre apenas na ficção. A luz existe na vida real e aparece somente antes do nascer e pôr do sol, com duração média de dois segundos. Já que os raios verdes são teoricamente visíveis para qualquer um, você terá a chance de vê-los de qualquer lugar.
8 – Eclipse Solar: A maioria das pessoas se contenta em ver um eclipse parcial, já que somente alguns têm a rara oportunidade de ver um eclipse total. O espetáculo ocorre quando o caminho traçado pela lua bloqueia completamente o do sol, alinhados com a Terra.
9 – Pilar Solar: Um pilar solar ocorre quando cristais de gelo suspensos na atmosfera refletem a luz. O fenômeno é visível somente em temperaturas frias e durante o nascer e o pôr do sol. As luzes saem das nuvens em forma de cachoeira e formam pilares espetaculares de luzes.
10 - Nuvens Noctilucentes: O fenômeno ocorre em altitudes muito altas, a cerca de 75 a 80 quilômetros do solo. As nuvens noctilucentes somente acontecem nas camadas mais altas da atmosfera, quando cristais de gelo formam pequenas partículas. O gelo reflete o sol e dá às nuvens um brilho bonito e prateado. O fenômeno é difícil de prever, mas normalmente ocorrem durante as primeiras horas de dias de verão. Fonte: MSNVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.