sábado, 19 de maio de 2012

Glossário da Rio+20

Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre no Rio em junho. Conheça os termos que serão usados nas negociações.

- Rio+20: Nome da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em homenagem aos 20 anos da Eco 92. Ocorre de 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro.

- BRICS: Grupo de cooperação política que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. 


 


 - Conselho de Desenvolvimento Sustentável: Conselho cuja criação será debatida durante a Rio+20. O objetivo é montar um grupo de países membros da ONU que teria poder político para implementar iniciativas de desenvolvimento sustentável.

- CFSC: Comitê Facilitador da Sociedade Civil Brasileira, organiza a Cúpula dos Povos.

- Cúpula dos Povos: Evento paralelo e crítico à Rio+20 que ocorre no Aterro do Flamengo, de 13 a 22 de junho. Reúne mesas de debate sobre os desafios para o futuro sustentável do planeta.



-Desenvolvimento sustentável: Conceito que visa unir a preocupação de desenvolvimento econômico da geração atual sem comprometer os recursos do planeta de maneira que impeça o desenvolvimento das gerações futuras. Tem três bases: ambiental, econômica e social.


- Economia verde: Conceito cuja definição está em debate na Rio+20. Gira em torno de oportunidades de negócios que levem em conta os conceitos do desenvolvimento sustentável.
- Efeito estufa: Fenômeno natural de retenção do calor emitido pela Terra, que, por sua vez, é resultado do aquecimento da superfície terrestre pela radiação solar. Esse processo natural, que fornece a temperatura necessária para o estabelecimento e sustento da vida na Terra, é possível graças aos gases de efeito estufa cujas moléculas capturam calor na atmosfera terrestre.


- G-20: Fórum formado por ministros da economia e de bancos centrais da União Europeia e mais 19 países estabelecido em 1999. 







- G-77 + China: Grupo da ONU que reúne países em desenvolvimento, do qual o Brasil faz parte. O G77 negocia como um bloco na Rio+20. Apesar do nome, ao todo são 131 países.

- Mudança climática: Mudança que possa ser, direta ou indiretamente, atribuída à atividade humana, que altere a composição da atmosfera planetária e que se some àquela provocada pela variabilidade climática natural observada ao longo de períodos comparáveis. 






 -Ojetivos de Desenvolvimento Sustentável: Lista de metas e objetivos voluntários de desenvolvimento, a serem cumpridos até a Rio+40, em 2032. Foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. 


- Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Conjunto de oito objetivos e 22 metas adotados em 2000 que deveriam ser cumpridos até 2015. Entre eles estão a erradicação da pobreza e da fome, o acesso ao ensino universal e a redução da mortalidade infantil, entre outros.
- Protocolo de Montreal: Acordo internacional ratificado por todos os membros da ONU, que se comprometeram a substituir os chamados gases CFC (clorofluorcarbonos) -- que aumentavam o buraco na camada de ozônio da atmosfera. Entrou em vigor em 1989 e é considerado um dos documentos diplomáticos internacionais de maior sucesso da história.
- Protocolo de Kyoto: Acordo internacional voltado para o combate a emissões de gases estufa, para controlar o aquecimento global e evitar mudanças climáticas. Obriga nações desenvolvidas a reduzir suas emissões em 5,2% entre 2008 e 2012. Assinado e ratificado por 191 países, entrou em vigor em 2005. Em 2011, foi prorrogado até 2017 ou 2020 (o prazo final não foi definido). O acordo não foi assinado por Afeganistão, Andorra e Sudão do Sul. Os Estados Unidos assinaram, mas não ratificaram – por isso, não são obrigados a reduzir suas emissões. Em novembro de 2011, o Canadá informou sua saída do protocolo.
- Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente): Órgão da ONU sem poder de agência sediado no Quênia. O fortalecimento do Pnuma e uma possível transformação em agência são assuntos que serão debatidos na Rio+20.


- Rio 92/ Eco 92: Primeira edição da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como “Cúpula da Terra”, que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro e consagrou o conceito de “desenvolvimento sustentável”.





- Segmento de alto nível: É a fase final da negociação da Rio+20 que ocorre de 20 a 22 de junho, com a presença de chefes de Estado e seus representantes. 

- UNCSD: Sigla em inglês da Rio+20: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável  
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.