terça-feira, 10 de julho de 2012

Cientistas reprogramam células-tronco sem manipulação genética

Pesquisadores britânicos disseram no dia 3 de julho ter conseguido reprogramar células-tronco do líquido amniótico, sem introduzir genes extras, para formar estruturas capazes de gerar todo tipo de tecido humano, de músculos a neurônios. Isso significa que as células-tronco amnióticas poderiam ganhar um estado mais versátil, similar às células-tronco embrionárias. O método poderia oferecer uma alternativa médica a essa questão controversa, que no futuro espera-se levar à cura de doenças e até a uma eventual produção de tecidos e órgãos artificiais. Na imagem microscópica acima, do Instituto de Medicina Regenerativa da Califórnia, aparecem células musculares lisas derivadas de células-tronco embrionárias. O núcleo é a parte azul e as proteínas do citoesqueleto – que dão a forma da célula e juntam várias delas –, a área verde.
Foto 1: Imagem microscópica feita pela Universidade Stanford, nos EUA, mostra células-tronco embrionárias (Foto: Julie Baker/Stanford University School of Medicine/California Institute for Regenerative Medicine/Reuters)
 






Foto 2: Foto exibe células-tronco da musculatura lisa que são derivadas de embriões (Foto: Julie Baker/Stanford University School of Medicine/California Institute for Regenerative Medicine/Handout/Reuters)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.