segunda-feira, 30 de julho de 2012

Filmes infantis educativos em prol de assuntos sustentáveis

Todo o mundo gosta de assistir um bom filme nas horas vagas. As obras cinematográficas podem se tornar mais interessantes ao passar uma lição de vida para os espectadores. Atualmente, as crianças também têm se interessado por filmes de conteúdo educativo. Por isso, aqui estão listados cinco filmes que podem ensinar aos jovens a cuidar da natureza, saber a importância de cada animal viver em seu habitat e como as modificações realizadas pelo homem podem comprometer a vida na Terra.
Filme 1: Horton e o Mundo dos Quem: Lançado em 2008 e dirigido por Jimmy Hayward e Steve Martino, o filme retrata um elefante (Horton), que um dia, ouve um pedido de socorro vindo de uma partícula de poeira que flutua no ar. No grão existe uma comunidade de pessoas que se autodenominam de Quem, com o prefeito Ned, que tem 96 filhas e um filho, Jojo. Ned consegue entrar em contato com Horton, que lhe avisa que seu mundo correrá perigo até que consiga colocar o grão em um lugar seguro. Então, Horton parte em uma jornada até a Montanha Nu (de onde o grão sai voando no início da história). Durante a caminhada, ele é atacado por Vlad, uma ave carnívora contratada para exterminar a flor, e a perde um campo de flores desta mesma espécie e cor. Demora um tempo até ele a achar. No final os animais o prendem em uma gaiola e por um triz não queimam a flor.
Filme 2:Wall.E: Também lançado em 2008, a produtora Pixar Animation Studios lançou o filme Wall.E, em que um exército de robôs compactadores de lixo chamados WALL·E são escalados para limpar a Terra. O personagem principal se apaixona por Eva, outra robô e seguem para o espaço em uma aventura que irá mudar seu destino e o destino da humanidade. O filme conta que a megacorporação Buy-n-LargeA (BNL) desistiu de restaurar o ecossistema da Terra e evacuou a população do planeta em naves estelares totalmente automatizadas, deixando no planeta um exército de robôs para limpeza durante um período de cinco anos. O filme se passa no ano 2805, com o planeta coberto por lixo, como o resultado de décadas de consumismo em massa. Um dia, Wall.E descobre uma pequena planta crescendo entre os resíduos. Com a ajuda de Eva, enviada pela megacorporação para achar sinais de vegetação no planeta, Wall.E pode mudar o rumo da história
Filme 3: A Fuga das Galinhas: Em uma granja dedicada à criação de galinhas em Yorkshire, na Inglaterra, a galinha Ginger procura desesperadamente uma maneira de conseguir escapar ao fim trágico que os seus donos reservaram para ela e os seus companheiros de granja e viver em liberdade num santuário. Após várias tentativas não muito bem sucedidas tentando voar, o galo Rocky entra em cena com uma ambiciosa promessa: ensinar as galinhas a voar. Mas o tempo de Ginger e Rocky é muito curto - a família Tweedy, donos da granja, comprou uma máquina que faz tortas de galinha e começará a funcionar em breve. A atitude irá acabar com toda a população do local, a não ser que Rocky consiga impedir, com a ajuda de todos os habitantes do galinheiro, inclusive os ratinhos Nick e Feacher.
Filme 4: FormiguinhaZ: O longa-metragem lançado em 1998, conta a história de Z - uma formiguinha operária de um formigueiro do Central Park. Não satisfeito com as regras da colônia, e apaixonado pela princesinha Bala, ele luta contra cupins e rapta a princesa para um lugar lendário "Insectopia". Após cruzar o deserto dos "grandes canyons da terra vermelha e branca", como manda a lenda contada na colônia, Z chega com a princesa num lugar que acreditava ser a tal da Instectopia. Mas tem uma surpresa, o local não passa de uma toalha com um piquenique na grama. Para não perder a viagem, ele tenta provar um pão de forma recheado, mas não consegue por causa de um plástico anti-insetos. A partir daí começam as aventuras das formiguinhas que salvam toda a colônia de uma inundação.
Filme 5: Free Willie - Até onde você vai por um amigo: Com o objetivo de mostrar a importância da amizade e de um animal viver em seu habitat-natural, o longa metragem retrata a história de uma orca que foi capturada e confinada em um tanque de treinamento para apresentações artísticas. Sua única chance da orca voltar ao oceano é a amizade de um garoto, de apenas 12 anos, chamado Jesse. O filme, que foi lançado em 1993, teve mais três sequências: Free Willy 2; Free Willy 3 - O resgate; e Free Willy 4 - A grande Fuga. Além disso, a história ganhou uma curta série animada de televisão.

 Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.