sexta-feira, 13 de julho de 2012

Guia do consumidor consciente para preservar o meio ambiente



Saiba nas dicas de hoje como ser um consumidor consciente em prol da preservação do nosso planeta.

1 - Dirija de forma responsável: Pegue leve no acelerador e conduza seu carro de forma tranquila e responsável. Uma direção ofensiva pode aumentar em mais de 30% o consumo do seu veículo, além de ser um risco para você e para outros motoristas, passageiros e pedestres.

2 - Não use materiais de limpeza nem produtos de higiene que contenham triclosan ou outros agentes antibacterianos: Oficiais do serviço de saúde pública dos Estados Unidos descobriram que essas substâncias estão se tornando mais resistente a antibióticos. Prefira fazer a limpeza de sua casa com sabão e água quente, já para a higiene pessoal, procure utilizar sabonetes e loções sem a tarja de “antibactericida”.

3 - Faça compras com uma lista: Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, as pessoas gastam 30% do seu orçamento doméstico em alimentos que geralmente passam da validade e precisam ser jogados fora. Por isso tenha a certeza do que você precisa fazer uma lista antes de ir às compras para evitar o desperdício. Bom para o seu bolso e para o meio ambiente.

4 - Não deixe as luzes ligadas ao sair de um ambiente: Você pode economizar um bom dinheiro na conta de luz ao desligar as lâmpadas quando não for mais utilizar aquele local. De quebra, você ainda ajudará a reduzir os impactos ambientais causados pela produção da energia elétrica.

5 - Não deixe o computador ligado se for passar mais de duas horas sem utilizá-lo, nem o monitor se for passar mais de 20 minutos: Deixar seus equipamentos eletrônicos em modo “economizador” pode reduzir seu consumo de energia em até 40%.

6 - Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes: Desligue-a e poupe até 30 litros de água em um único dia, mas de 900 litros em um mês e quase 11 mil litros de água em um ano.

7 - Não compre lanches com muitas embalagens: Recipientes individuais, especialmente os feitos de plástico e isopor, são agressivos ao meio ambiente e usam mais energia e matérias primas para serem produzidas, além de geralmente encarecerem o valor do produto. Lembre-se que quanto mais embalagem, mais lixo.

8 - Não use muito xampu, sabonete, hidratante, produtos de beleza e perfume: Mais de 25% das mulheres, e pelo menos um em cada 100 homens, usam no mínimo 15 produtos diariamente. Os resultados são de uma pesquisa com 2.300 pessoas e que visava verificar a exposição da população a centenas de produtos químicos durante o dia.

9 - Evite comprar coisas novas: Lembre-se dos 3 R´s: reduzir, reutilizar e reciclar. Se você precisar comprar algo, pense antes em outras possibilidades, como comprar ou angariar objetos utilizados por outras pessoas, mas em bom estado de conservação. Lugares como brechós, sebos e antiquários são boas opções para quem quer descobrir coisas bonitas, baratas e funcionais. Alguns sites como o Freecycle.org, eBay e Mercado Livre também oferecem produtos semi-novos a preços acessíveis ou até de graça.

10 - Não fique no computador o dia todo: Tire uma hora para passear ao ar livre, sentir a brisa ou o calor do sol. Entre em contato com a natureza todos os dias e não esqueça que você também faz parte dela. Afinal, quem trabalha o dia inteiro merece uma horinha de folga.

Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.