sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Asfaltos ecológicos ganham força na Europa

Cada vez mais cidades em todo mundo aderem à soluções que buscam reduzir as emissões de gases tóxicos à atmosfera. A “estrada verde” é uma destas soluções que estão em forte evidência na Europa. A capital espanhola, Madri, entrou na onda e fez seu primeiro teste com o noxer, um óxido de titânio que absorve a fumaça dos tubos de descargas dos automóveis. Ele funciona como um fotocatalizador que utiliza a luz do sol para reter no asfalto os óxidos de nitrogênio, tão nocivos ao ser humano. Blocos de noxer pavimentaram diversas cidades no Japão e o primeiro teste foi realizado em Osaka,no ano de 1997. Outras cidades européias como Londres, Paris e Milão também já usaram o produto em caráter experimental. Madri é a primeira cidade espanhola a provar suas qualidades. De acordo com cientistas, o noxer é capaz de absorver 90% das impurezas dos automóveis em dias de sol forte. Quando nublado, é capaz de reter até 70%.  
Como funciona: A capa de noxer é aplicada sobre o asfalto e entra em ação quando está em contato com raios ultravioletas. Seu efeito permite que os gases emitidos pelos automóveis sofram uma reação química e fiquem presos na superfície do asfalto. Basta uma chuva ou lavagens das ruas para limpar os resíduos dos gases fazendo que eles descem pelo esgoto e não subam para atmosfera. Em seguida, o noxer já está pronto para funcionar em sua potência máxima.
Minimizar o ruído: Além de evitar as emissões de gases, os espanhóis querem também diminuir a poluição sonora das ruas. Uma mescla de asfalto com a borracha de aproximadamente 41 mil pneus reciclados garantirá a redução de três a cinco decibéis do nível de barulho produzidos pelos automóveis. Desde 2003, já foram instalados um milhão de metros quadrados de asfalto anti-ruído. Segundo a prefeitura de Madrid, as atualizações no sistema de pavimentação não só determinou a modernização das ruas e calçadas como também permitiu que a cidade agora tenha asfaltos mais sustentáveis, o que é melhor para o meio ambiente e principalmente para seus cidadãos. 
Foto: Asfaltos ecológicos estão em alta na Europa / Foto: Agência EFE  
Fonte: EcoD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.