sábado, 4 de agosto de 2012

Ataque de besouros a floresta nos EUA é visível do espaço

A Nasa divulgou esta semana imagens de satélite que mostram os efeitos de uma infestação de besouros numa floresta de pinheiros no estado americano do Colorado. Os insetos causaram a perda das copas a tantas árvores que o fenômeno ficou visível do espaço. O satélite Landsat captou as imagens abaixo em setembro de 2005 e setembro de 2011. A conversão de áreas verdes em áreas marrons demarca a extensão da mortandade de árvores que a praga causou (a Nasa faz a ressalva de que na parte central superior e na parte direita inferior há também partes afetadas por exploração madeireira). De acordo com a Nasa, mesmo perdendo suas copas, as árvores não estão necessariamente mortas. Nas áreas mais atingidas, uma parte considerável dos pinheiros pode sobreviver.


Foto 1: Besouro ataca os pinheiros cavando buracos em seus troncos. (Foto: United States Department of Agriculture/Divulgação)


Foto 2: Imagem à esquerda, mais verde, de 2005, e, à direita, de 2011, após o ataque dos besouros. (Foto: Nasa/Divulgação)  
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.