quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Brasileiros se dizem motivados a comprar produtos 'verdes', diz pesquisa

A maioria dos consumidores brasileiros se declarou motivada a comprar produtos fabricados de maneira ambientalmente correta, segundo uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo a pesquisa, 85 por cento dos consumidores se declararam mais propensos à compra de produtos se forem fabricados sem agredir o meio ambiente. Outros 81 por cento afirmaram que teriam maior interesse em um produto cultivado organicamente. "A tendência no Brasil, hoje, é de valorizar e comprar o orgânico", disse a jornalistas a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo, ao apresentar a pesquisa. Foram ouvidas 2.201 pessoas entre os dias 15 e 30 de abril nas cinco regiões do país. A enquete, realizada pela CP2 Ppesquisas, também revelou que 76,5 por cento dos entrevistados não consideram "exagerada" a preocupação nacional com o meio ambiente, enquanto 19 por cento veem exagero. Confrontados com a afirmação de que o conforto do progresso importa mais que a preservação da natureza, 82 por cento dos entrevistados discordaram. Apenas 16 por cento concordaram com a tese. Segundo a secretária, a pesquisa demonstra ainda que os brasileiros mantêm um costume, enraizado na cultura, muito prejudicial ao meio ambiente: o uso de sacolas plásticas . A sondagem aponta que 58 por cento dos entrevistados nunca levaram a própria sacola ou carrinho para acomodar as compras e 59 por cento dos que participaram sequer tentaram evitar o uso de sacolas plásticas. Segundo Samyra, as sacolas estão associadas a enchentes, a mortes de animais e levam centenas de anos para se degradar. "É uma política do Ministério do Meio Ambiente. Nós consideramos e assumimos oficialmente que as sacolas plásticas são um flagelo ambiental", afirmou Samyra, explicando que as sacolas estão associadas às enchentes, a mortes de animais e levam centenas de anos para degradar. 
Foto: Getty Images/Segundo o governo, população está tendendo a valorizar produtos que não agridam o meio ambiente  
Fonte: Último Segundo

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