terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ilustração mostra lua de Marte 'engolindo' cidade da França

Em uma ilustração feita pelo artista gráfico Ludovic Celle, a lua Phobos, de Marte, foi recriada em tamanho real e colocada sobre a cidade de Grenoble, na França, dando a impressão assustadora de que o corpo celeste "engole" grande parte do município de 150 mil habitantes. Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, o projeto de Celle recria, em escala natural, planetas e luas do Sistema Solar e os compara com cidades ou outros marcos da Terra. Phobos é uma das menores luas que orbitam os oito planetas do Sistema Solar, mas é grande suficientemente para destruir a vida terrestre caso colida com nosso planeta – o que é quase impossível de acontecer, segundo a publicação.
Origem dos planetas: Em 2011, cientistas russos tentaram enviar para a lua de Marte uma sonda batizada de Phobos-Grunt, que custou US$ 165 milhões e seria a primeira missão bem-sucedida interplanetária da Rússia em mais de duas décadas. A poeira de Phobos, dizem os cientistas, conteria pistas sobre o nascimento dos planetas e ajudaria a esclarecer mistérios duradouros de Marte, incluindo se ele é ou já foi adequado para a vida. Mas, durante o lançamento com problemas em 8 de novembro, a sonda ficou presa em órbita e, desde então, vinha aos poucos perdendo altitude, devido à atração gravitacional. Fragmentos caíram no Oceano Pacífico em janeiro deste ano.
Foto: Na impressão artística, a lua de Marte batizada de Phobos é colocada sobre a cidade Grenoble, na França. (Foto: Reprodução/Daily Mail)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.