quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Algumas Maravilhas Naturais da América do Sul – Parte II

11 – Parque Nacional Noel Kempff Mercado – Bolívia – Este Parque foi criado com o nome de "Parque Nacional Huanchaca", mas foi mudado para o actual nome em honra ao Prof. Noel Kempff Mercado, pela sua pesquisa e descobertas no parque. Foi declarado Património Mundial da UNESCO em 2000. O Parque estende-se por 15.234 km² numa das áreas com maior biodiversidade no mundo. O Parque tem fauna e flora muito variadas. No parque existem aproximadamente 400 espécies de plantas vasculares, 130 espécies de mamíferos, 620 espécies de aves, e 70 espécies de répteis.
12 – Laguna Colorada – Bolívia – Este é um raso lago de sal perto da fronteira com o Chile . O lago contém bórax, cuja cor branca contrasta com a cor avermelhada das águas, que é causada por sedimentos vermelhos e pigmentação de algumas algas . Os Flamingos James são abundantes na área, mas também é possível encontrar flamingos andinos e chilenos na área, mas em uma quantidade menor.
13 – Salar de Uyuni – Bolívia – Este lugar é a maior planície salgada do mundo. Está localizado no Departamento de Potosí a 3.650m de altitude. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12.000 km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca, situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia e que apresenta aproximadamente 8.300 km². Estima-se que o Salar de Uyuni contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente. Além da extração de sal, o salar também é um importante destino turístico. Possui cactos de até 10 metros de altura.


14 – Parque Nacional Madidi – Bolívia - É um parque localizado na parte superior da bacia do rio Amazonas na Bolívia . Fundada em 1995, tem uma área de 18.958 quilômetros. Madidi é parte de uma das maiores áreas protegidas do mundo.


15 – Deserto de Siloli – Bolívia - Se caracteriza por suas formações rochosas, que são produtos dos fortes ventos da região. Este deserto é considerado um dos mais árido no mundo devido à baixa precipitação que ocorre na área.
16 – Pantanal – Brasil - Este é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros. É considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas o que facilita o alagamento.
17 – Arquipélago de Fernando de Noronha - Brasil - É um arquipélago pertencente ao estado do Pernambuco, formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico. Em 1988 a maior parte do arquipélago foi declarada Parque Nacional, com cerca de 8 km², para a proteção das espécies endêmicas lá existentes e da área de concentração dos golfinhos rotadores (Stenella longirostris), que se reúnem diariamente na Baía dos Golfinhos - o lugar de observação mais regular da espécie em todo o planeta.
18 – Lençóis Maranhenses – Brasil – Localizado no estado do Maranhão. numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças ocupando uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 5 e 25 quilômetros em direção ao interior. As dunas formam pequenas lagoas de água doce.
19 – Ilha Grande – Brasil - Esta é uma ilha situada no estado do Rio de Janeiro fazendo parte do município de Angra dos Reis . A ilha é pouco desenvolvida e conhecida por sua beleza cênica, que inclui praias tropicais, vegetação exuberante e uma paisagem acidentada. A área é de 193 km ² e o ponto mais alto é o Pico da Pedra D'Água, em 1031 m. A Ilha Grande é um dos ecossistemas mais ricos do mundo.
 
 
20 – Glaciar Queulat – Chile - O parque faz fronteira com o rio Cisnes no lado sul e é vizinho ao Lago Rosselot Reserva Nacional . Ele contém 1,541 km 2 de geleiras e montanhas cobertas de florestas verdes virgens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.