sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Algumas Maravilhas Naturais da América do Sul – Parte IV



31 – Cerro Corá – Paraguai – Está distante cerca de 40 km de Pedro Juan Caballero. É um local histórico pela Batalha de Cerro Corá que travou-se em 1º de março 1870 na elevação de mesmo nome.

32 – Canyon Colca – Peru - Ele é um desfiladeiro do rio Colca no sul do Peru , localizado a cerca 160 quilômetros a noroeste de Arequipa . É duas vezes mais profundo que o Grand Canyon , no Estados Unidos com 4.160 m de profundidade e é o canyon mais profundo do mundo, embora as paredes do cânion não sejam tão verticais quanto as do Grand Canyon.

33 – Huascaran – Cordilheira Branca + Alpamayo ( A Montanha mais Bela do Mundo) – Peru – Possui 6.768 m, o mais meridional de seus picos é o mais alto do Peru e o quarto da América do Sul. O Huascarán está tombado dentro de um parque nacional do mesmo nome e é a montanha mais alta de toda a zona tropical da Terra.

34 – Canyon de Cotahuasi – Peru – Está localizado perto da cidade de Arequipa no Peru e é o mais profundo cânion do mundo. Sua profundidade máxima é de 3535 metros nas proximidades do Ninancocha , 335 metros mais do que o Vale do Colca . O Canyon Cotahuasi é um abismo impressionante que o rio erodiu entre dois maciços montanhosos enormes: o Coropuna (6.425 msnm) eo Solimana (6.093 msnm).
35 – Vale Sagrado dos Incas – Peru – Este Vale está composto por numerosos rios que descem por pequenos vales. Ele possui numerosos monumentos arqueológicos e povoados indígenas. O principal rio é o Urubamba. Este vale foi muito apreciado pelos Incas devido a suas especiais qualidades geográficas e climáticas. Foi um dos principais pontos de produção pela riqueza de suas terras e o lugar onde se produz o melhor grão de milho no Peru.
36 – Salto do Anjo – Venezuela - É o mais alto salto do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepu. Está próximo da fronteira Brasil-Guiana. O salto faz parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1994. Trata-se de uma área de 30 000 km², (maior que a Bélgica), sendo o sexto maior parque do mundo.

37 – Arquipélago Os Roques – Venezuela - Este arquipélago tem uma superfície estimada em 40,61 km². Está situado entre o arquipélago de Las Aves e a ilha La Orchila, fica a cerca de 176 km ao norte de Caracas. É um dos principais atrativos turísticos do país.
38 – Tepuy Roraima – Venezuela - O monte Roraima é um tipo de platô cercado por falésias, típico do Planalto das Guianas. A montanha tem formato de arco no sentido norte-sul-leste-oeste com um estreitamento central causado pela presença de um grande circo natural em seu flanco noroeste. Com falésias retilíneas de até 1.000 metros de altura que compõem a maior parte de suas outras faces, como a sul, sudeste, leste, nordeste e noroeste – essas duas últimas faces imitam a proa de um navio avançando sobre floresta, sendo por isso mesmo denominado "a proa". No extremo sul da montanha, uma parte da falésia rompeu-se e formou um imponente monólito natural: o Tök-Wasen. As falésias tem suas bases cercadas por encostas íngremes, mas pouco elevadas nas faces sul e leste, que se estendem rapidamente em altas planícies de cerca de 1.200 metros de altura, cobertas pela Grande Savana. Por outro lado, as faces norte e oeste formam vales curtos que conduzem a um planalto de cerca de 600 metros, ocupados pela floresta tropical. O cume sub-horizontal do platô tem pouco mais de 10 quilômetros de comprimento e largura máxima de 5 quilômetros – para uma superfície de 33 a 50 km² – e mantem-se acima dos 2.200 metros (com uma média de 2.600 a 2.700 metros).
39 – Parque Canaima – Venezuela - É um Parque Nacional que foi criado em 12 de junho de 1962 e declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO no ano de 1994. Possui uma área de 30 000 km² (maior que o território da Bélgica). Por seu tamanho, é considerado o sexto maior parque nacional do mundo. Cerca de 65% do parque está ocupado por mesetas de rocha chamadas tepuyes. Estes constituem um meio ambiente único, apresentando também un grande interesse geológico. Suas montanhas escarpadas e suas quedas d'água (incluindo o salto Ángel, é a cachoeira mais alta do mundo, com mil metros) formam paisagens espetaculares.
40 – Parque Nacional Médanos de Coro – Venezuela - Sua área mais importante fica na Península de Paraguaná, unida ao continente pelo istmo de Médanos. Suas dunas são móveis devido aos ventos alísios que sopram para o oeste. Declarado parque em 6 de fevereiro de 1974, possui uma área de quase 92 000 hectares, dos quais pouco mais de 49 000 são de superfície marinha. Com temperaturas variando entre os 16º e os 27ºC, é um dos poucos desertos arenosos do mundo. Apresenta ainda uma fauna composta basicamente por repteis e aves, que figuram nas zonas de mangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Deixe sua crítica e sugestão para aperfeiçoarmos o blog. Abraços e Volte Sempre.